As crianças em tratamento na ala pediátrica do Hospital Regional do Câncer de Passos tiveram, na última sexta, uma pausa especial na rotina de cuidados com a saúde. Graças ao projeto Cineclube Eduardo Coutinho, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, duas animações brasileiras foram exibidas para os pacientes, transformando a brinquedoteca da Oncopediatria em uma sala de cinema.

Com foco na valorização do cinema nacional, o Cineclube Eduardo Coutinho tem como missão promover sessões de cineclube em diversos pontos da cidade de Passos, oferecendo ao público a oportunidade de assistir a filmes brasileiros, que muitas vezes não chegam ao cinema da cidade. Para o público infantil do HRC, a iniciativa trouxe momentos de alegria e distração em meio ao tratamento.

As primeiras sessões do projeto contaram com a exibição de animações que alegraram as crianças. “As ações lúdicas na oncologia pediátrica são sempre muito bem vindas. O cineclube trouxe um cinema nacional para as nossas crianças e isso, com certeza, é de grande ajuda para o tratamento dos nossos pacientes”, informou Leonardo Maia, psicólogo da Santa Casa de Passos.

A iniciativa reforça o poder do cinema como ferramenta de entretenimento e inclusão social, especialmente em espaços como a Oncopediatria, onde momentos de leveza fazem grande diferença no cotidiano dos pacientes. O projeto ainda prevê a realização de mais sessões pelo município, sempre com um olhar atento para a disseminação e valorização do cinema nacional.

A exibição de filmes na Oncopediatria é uma das muitas formas pelas quais o Cineclube Eduardo Coutinho está contribuindo para democratizar o acesso à cultura na cidade de Passos, levando a magia do cinema de forma gratuita para toda a população.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *