Radioterapia
É um tratamento que utiliza radiações ionizantes com o objetivo de controlar ou inibir as células tumorais. Essas radiações não são vistas e durante a aplicação você não sentirá nada. Pode durar 2 semanas ou até 2 meses, as aplicações são diárias, exceto finais de semana.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais dependem da região que você está tratando e variam de pessoa para pessoa e podem ser mais intensos se você estiver fazendo radioterapia e quimioterapia ao mesmo tempo. Ou seja, se uma pessoa teve determinado sintoma decorrente da radioterapia, não significa que você também terá. Alguns efeitos colaterais podem ser prevenidos, e quando não, amenizados em sua intensidade e duração.
Informe ao seu médico ou enfermeira, quando da ocorrência de qualquer sintoma relacionado abaixo, para que possam ajudá-lo (a) a controlar estas reações.
Fadiga (cansaço)
O tratamento ocasiona mudanças na área irradiada, que requer do organismo energia para se recuperar, gerando cansaço como se você estivesse fazendo exercícios físicos. Neste período, faça um tempo maior de repouso e reduza as atividades físicas, porém, não deixe de realizar suas atividades habituais, respeitando os limites do seu corpo.
Náuseas e vômitos
Pode ocorrer presença de náuseas se o tratamento realizado for na região abdominal, ou concomitante com quimioterapia. Procure fazer pequenas refeições, várias vezes ao dia. Coma e beba vagarosamente, mastigando bem os alimentos, e não descuide da hidratação.
Diarreia / obstipação intestinal
Quando o tratamento for na região abdominal, pode causar alterações na mucosa do trato gastrointestinal, ocasionando período de diarreia (fezes líquidas mais de 3 vezes em um mesmo dia). Alguns medicamentos podem causar obstipação intestinal (prisão ventre), geralmente é um efeito transitório e pode ser prevenido com uma dieta rica em fibras. Mantenha uma dieta leve, com uma hidratação reforçada. Realize higiene perianal após cada evacuação. Secar com toalha macia.
Mucosite (aftas/dificuldade para engolir)
A radioterapia quando realizada na região de cabeça e pescoço, pode causar uma inflamação da mucosa da boca, garganta e esôfago. Pode aparecer também se estiver fazendo quimioterapia concomitante. Mantenha lábios lubrificados e aumente a frequência da higiene oral. Caso apresente placas esbranquiçadas sobre a língua e dificuldade para engolir, comunique a equipe médica ou enfermagem.
Queda de cabelo
Este efeito pode ocorrer se o seu tratamento tenha como alvo a região da cabeça ou se estiver em quimioterapia concomitante. E se você perder seu cabelo, ele voltará a crescer após o término do tratamento na maioria dos casos. Procure evitar agressões ao couro cabeludo, não utilize tintura com amônia, alisamento e secador de cabelo muito quente. A área irradiada deve ser protegida do sol, é necessário usar chapéu, boné ou lenços.
Radiodermite
A pele da área irradiada pode apresentar reações como vermelhidão, descamação e endurecimento. Mantenha sua pele hidratada, faça uso de cremes e loções conforme orientação da equipe médica ou de enfermagem, utilize sabonete neutro, evite esfregar o local e proteja do sol a região tratada com roupas, lenços, etc. No dia da radioterapia, a pele da área irradiada deve estar limpa e seca, portanto sempre retire todo creme da pele antes do tratamento.